Quando vivemos apegados às coisas do passado (às circunstâncias, às pessoas, objetos) não só vivemos em permanente estado de carência, falta, insatisfação, excassez e sofrimento, mas também em estado de incapacidade que nos impede de caminharmos para a frente.

Abrir mão do passado, cultivando a consciência de que a vida está em permanente mudança e transformação, de que nada é permanente e estático, tudo é movimento, ajuda a que vivamos com maior sensação de abundância, paz e tranquilidade. Sabendo que cada momento é certo como é, mesmo que traga dor, instabilidade, confusão e incerteza. Quando abrimos mão das coisas, deixamos que a vida flua e que novas oportunidades surjam.

E a abundância anda de mão dada com o aprendermos a viver no presente, centrados no aqui e agora. O que isso significa? É não estarmos obsessivamente preocupados com o futuro nem deixarmos que os pensamentos negativos impeçam-nos de seguir em frente por causa do passado. O passado e o futuro são apenas ilusões da nossa mente, o passado já não existe e o futuro é uma mera projeção.

Quantas vezes te preocupaste e até te sentiste mal por não saberes se as coisas vão acontecer ou não? Quantas vezes te culpaste pelos erros do passado? Quantas vezes sentiste ansiedade e frustração quando as coisas não corriam como desejaste? Se isso te acontece é provavel que não estejas a viver no presente, e ainda estás preso/a no passado ou no futuro, o que naturalmente traz sofrimento.

Para poderes viver no presente, é preciso fazer as pazes com o passado, perdoar-se, curar as feridas, não controlar a realidade e o futuro, e viver em aceitação. Porque só a aceitação da vida como ela é nos permite caminhar com a sensação de equilíbrio interno.

É claro que viver no presente, não significa que ficamos imunes à dor e que ficamos imperturbáveis! Não de todo! Pelo contrário, aceitamos a dor como fazendo parte da vida, abrimo-nos à ela, e com essa atitude permitimo-nos viver a vida tal como ela é, com o seu lado luz e sombra, praticamos assim a aceitação em vez de resistência e sofrimento.

A pior coisa que pode acontecer quando somos constantemente assombrados pelos fantasmas do passado ou pensamos complusivamente no futuro, é deixarmos de ter energia para co-criar o presente e de ter a oportunidade de cuidar do nosso bem-estar emocional, agora, hoje.

Não podemos mudar o passado, e se te preocupas com o futuro, é importante saber que ele só pode ser construído a partir do presente, começando a caminhar na direção que desejas.

Para onde desejas ir? Que sonhos e propósitos tens por cumprir?

 

 

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?