Talvez já tenhas pensado, que mesmo estando ao lado de muitas pessoas, te sentias sozinho ou sozinha? Ou que te sentes tão só que achas que ninguém será capaz de te compreender ou perceber a tua solidão? É um vazio interno que não conseguimos preencher com algo fora de nós, precisamos de o resolver e perceber a sua mensagem.

Se a solidão entrou na tua vida, não a negues, nem tentes evitar. Sei que pode ser difícil e podes precisar de ajuda, mas abraça-a, por muito que possa doer, aceita-a e desfruta dela. Porque ela é fonte de sabedoria. Nela podes encontrar-te, se andas perdido ou perdida, ela enriquece e te faz crescer.

A solidão é uma oportunidade para nos encontrarmos connosco mesmos, para sabermos onde estamos e como, para nos conhecermos melhor.

Não te sentirás sozinho ou sozinha se fores a tua melhor companhia, não te sentirás só se encontrares a paz dentro de ti. A paz que te vai permitir estares bem contigo e com os outros. A paz que será a tua maior aliada para realizares os teus projetos e sonhos.

Se te for difícil lidar com a solidão é provável que não te sintas feliz mesmo na companhia de outras pessoas, ou procures pela companhia só para não estares a sós contigo, é provável que penses que ninguém te entende ou que não querem estar contigo porque não te valorizas o suficiente, é provável que tenhas aquela sensação de falta de algo, uma ausência indeterminada porque ainda não estás completo/a por dentro.

Para te sentires bem, é importante aprenderes o prazer de estares contigo mesmo/a. Tu és a única pessoa que estará sempre ao teu lado, as outras pessoas podem não estar.

A solidão é muitas vezes sentida como vazio interior e pode ser o nosso pior inimigo, uma voz que grita continuamente e pede uma solução, enquanto tentamos silenciá-la. A solução está em estabelecermos uma boa relação connosco mesmos que passa por ouvirmos o nosso coração e cuidarmo-nos, agradecendo pelo prazer de haver momentos em que podemos estar sozinhos e tranquilos.

É frequente que o medo da solidão possa fazer-se acompanhar da ansiedade, um sentimento de angústia e abandono. Estarmos sós também é algo que podemos evitar, sem nos darmos conta de que evitamos a nós mesmos. Isto é, a vida. Evitamos, porque lá no fundo, talvez saibamos que se estivermos sozinhos poderão vir a superfície aqueles sentimentos ou pensamentos que temos receio de enfrentar, ou queremos esquecer.

O que esconde esse medo da solidão?

Talvez ao estarmos sozinhos nos reencontremos com sensações dolorosas e angustiantes com as quais nem sabemos como lidar, talvez esse receio seja a voz de feridas antigas de abandono e rejeição que precisam de ser olhadas, talvez no medo reconheçamos que precisamos de apoio ou mudar de vida, ou necessitemos de nos valorizar, ou talvez achemos que a nossa companhia não é suficiente, talvez na solidão nos daremos conta de que desejamos alguém especial para partilhar a felicidade, ou talvez podemos ter formado uma ideia muito negativa sobre estar sozinhos, e ainda não tenhamos experimentado as vantagens de se estar só.

Talvez…

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?