PERGUNTAS FREQUENTES

As sessões de desenvolvimento pessoal são adequadas para mim?
Qualquer pessoa que sinta necessidade de ajuda para ultrapassar sofrimento emocional poderá beneficiar de desenvolvimento pessoal. É uma maneira eficaz de obter ajuda para lidar com os problemas que possas estar a enfrentar na tua vida.

São várias as situações em que podes solicitar a minha ajuda:

• Se tens dificuldades em tomar decisões;
• Se procuras melhorar as tuas relações;
• Se queres fazer trabalho de desenvolvimento pessoal sobre os teus sentimentos, pensamentos ou conflitos internos;
• Se queres elevar a tua auto-estima;
• Se queres aprender a gerir as tuas emoções, como por exemplo, stress e ansiedade;
• Se buscas pelo sentido e propósito da tua vida;
• Se não encontras saída para os teus sentimentos de culpa, solidão, tristeza, vazio, angústia, insegurança, medos ou outros;
• Se te sentes infeliz e com falta de amor na tua vida;
• Se queres resolver algum conflito familiar ou de matrimónio;
• Se queres melhorar a tua comunicação ou relações no trabalho;
• Se procuras ajuda para os teus filhos adolescentes.

Com o trabalho de desenvolvimento pessoal tens a oportunidade para traçares a vida de forma mais saudável, equilibrada, criativa e satisfatória para ti, podendo optares por mudanças necessárias.

Quando e porquê devo marcar as sessões?
A decisão de marcar a sessão pode ser algo que demore o seu tempo por várias razões. Podes sentir que precisas de ajuda mas que ainda não é o momento certo para ti. Ou sentires vergonha e insegurança para pedir ajuda, ou achares que o teu problema se vai resolver por si, que o desconforto emocional, mal-estar, tristeza, desânimo ou outro sentimento e emoção que te possa estar a atormentar não têm razão de existir, que são apenas “coisas tuas”, “coisas da tua cabeça”.

Mas é importante que não subestimes a importância das tuas necessidades psicológicas, porque elas podem pôr em risco a tua felicidade, saúde e qualidade de vida. Todos nós precisamos de ser amados e darmos amor aos outros; precisamos de sentir que pertencemos a algum grupo; precisamos de nos sentir valorizados e respeitados e também necessitamos de um sentimento estável de auto-estima. As necessidades psicológicas não são menos importantes ou urgentes do que as fisiológicas como comer, ou ter conforto.

O problema é que frequentemente não escutamos as nossas necessidades, ou se escutamos não lhes damos a devida importância. Mais tarde essas necessidades começam a “gritar” mais alto até não conseguirmos mais suportar a sua voz e não conseguirmos mais lidar com o problema sozinhos. Dou exemplos de situações em que podes estar a vivenciar o conflito:

• Se vives sob grande stress ou ansiedade, com os quais não consegues lidar da melhor forma;
• Se sentes tristeza, que parece não passar;
• Se te sentes insatisfeito/a com a tua vida afetiva e/ou profissional, o que te deixa com frustração e não sabes o que fazer;
• Se sentes dificuldades em lidar com o teu parceiro/a, a tua família ou os amigos;
• Se sentes medos que te causam limitações no teu dia-a-dia, impedindo-te de fazer uma vida normal;
• Se sentes que o teu passado ainda te traz dor no presente e queres ficar em paz com isso;
• Se as coisas na tua vida parece que não correm como desejas.

Então essa pode ser a altura para agendares a tua primeira sessão, no entanto é importante que o decidas fazer por sentires que é o momento certo para pedires ajuda.

Ao longo do processo de desenvolvimento pessoal podes libertar-te da tua dor, encontrares as respostas que procuras, tens a oportunidade de elevares a tua auto-estima e confiança em ti, melhorares as tuas relações, encontrares um sentido para a tua vida e construíres a vida feliz que desejas.

Pedir ajuda é um ato de coragem, não de fraqueza.

É uma decisão importante porque se não fores tu a decidir, quem será?

Se não for agora, quando?

Qual é o tempo das sessões e a frequência?
A 1ª consulta tem a duração de cerca de 1h30minutos, as seguintes são de 50 minutos.

No geral, as sessões ocorrem 1 vez por semana tendo em conta que esta frequência é a mais adequada para realizares um trabalho mais eficaz.

Poderás optar também por fazer as sessões quinzenalmente.

Qual é o número de sessões necessárias?
A duração expectável do processo de desenvolvimento pessoal é de 3 a 9 meses.
Não tenho possibilidade de me deslocar para as sessões presenciais

Preferencialmente, as consultas devem realizar-se presencialmente.

No entanto, caso não te seja possível fazer a deslocação, por impedimentos físicos ou localização geográfica, poderás agendar a sessão on-line.

Recorrer a terapia não é o mesmo que falar com um amigo de confiança?
Não. Apesar de se tratar de uma relação terapêutica com base na confiança, o terapeuta tem treino específico para te poder ajudar, e está disponível para ti num ambiente e condições que não são disponibilizados pelos amigos e familiares.
Quais são os principais preconceitos e mitos quanto a terapia e desenvolvimento pessoal?

Procurar ajuda de um terapeuta é um sinal de fraqueza. Na verdade, é preciso muita coragem para explorar sentimentos pessoais e experiências dolorosas. Quando decides começar terapia estás a dar o primeiro passo para melhorares a tua vida.

O terapeuta não entenderá o que estou passar, porque não está a passar por isso. Na realidade, os terapeutas têm longas horas de experiência própria de desenvolvimento pessoal e treino específico que lhes permite ajudar as outras pessoas que estejam em sofrimento. Com total respeito às suas diferenças individuais, incluindo género, raça / etnia, religião, idade, orientação sexual e status socioeconómico.

O terapeuta vai me dar conselhos e dizer “como” resolver os meus problemas. De facto, o trabalho de desenvolvimento pessoal não é uma ‘pílula’ rápida para o que se está a passar. O terapeuta vai ajudar-te a ver a situação mais claramente, possivelmente através de um par de lentes diferente. E, permitindo que sejas tu a fazer escolhas novas e mais saudáveis, que sigas os teus objetivos de forma mais consonante com o que desejas para ti, e que possas reduzir os conflitos que estejas a sentir. O foco está em ti e na tua capacidade de escolheres a vida que queres ter, e que decisões tomar.

Como posso marcar uma consulta?
Podes entrar em contacto através do preenchimento do formulário de contacto.
Todas as semanas envio um texto de reflexão sobre os temas desenvolvimento pessoal e espiritualidade. Quando organizo cursos, workshops e palestras também notifico quem subscreve a newsletter.

Política de Privacidade

Para mais informações entra em contacto

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?