O conflito interno surge, como que entre duas forças opostas, incompatíveis dentro de nós. São situações em que sentes indecisão perante uma escolha a fazer, ou tens sentimentos contraditórios e ambivalentes em relação a uma situação, que não sabes como resolver. É como uma luta interna, entre a luz e as trevas, entre as forças conscientes e inconscientes, em que te vês muitas vezes no confronto, na indecisão, ou até mesmo estagnação porque não sabes o que fazer. Os conflitos internos são geradores de tensão, e se não resolvidos dentro de nós, podem relfletir-se no exterior através de doença, mal estar ansiedade, depressão, irritabilidade ou até falta de motivação, ou sentimentos de frustração e vazio.

Talvez o teu conflito seja porque queres mudar alguns aspetos de ti e não estejas a conseguir fazê-lo, ou estás perante uma situação em que precisas de tomar uma decisão de entre várias opções, ou frente a um desafio pessoal, confrontas-te com os teus medos e incapacidade para agir…

O conflito pode também surgir, quando pensas uma coisa e dizes outra, sentes uma coisa e fazes outra, talvez por receio de que não gostem de ti se fores fiel aos teus pensamentos e sentimentos, ou por medo da crítica e rejeição, de seres julgado/a pelos outros. Neste caso específico, de tanto quereres receber a valorização das pessoas, acabas por esquecer dos teus próprios valores, gostos e preferências, o que pode causar diversos conflitos internos e interpessoais.

A verdade é que os conflitos provocam sentimentos de desadaptação, estranheza, incómodo, mal estar connosco mesmos, e podem afetar, consequentemente os outros à nossa volta.

Repara como te relacionas contigo e com os outros quando te sentes mal, ou como é a qualidade das tuas relações quando internamente te sentes em paz, sentes tranquilidade, e bem-estar?

Uma vez que os conflitos internos são geradores de tensão, causam mal  estar, equívocos, é importante aprendermos a parar para nos escutarmos, prestarmos a atenção ao que estamos a sentir, conectarmo-nos com as nossas emoções, procurarmos resolver esses conflitos internos para encontrar a paz, o equilíbrio e a estabilidade interior, para nos libertarmos de pesos emocionais, para conseguirmos estar funcionais e focados no quotidiano.

Através do desenvolvimento pessoal podes encontrar o caminho para resolver as tuas questões pessoais, existenciais e conflitos internos.

Debates-te com alguma luta interior neste momento?

–> Descarrega aqui o E-book “9 Sinais Evidentes de Baixa Autoestima”. Descobre como está a tua autoestima.

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?