São 8 hábitos que te podem ajudar a encontrar a serenidade, equilíbrio emocional, e a melhorar as tuas decisões e atitudes.

Uma mente apaziguada de pensamentos e o equilíbrio emocional permitem-nos construir um estado interno de paz duradouro e estável. E a paz interior é a sensação de que estamos bem connosco mesmos e com os outros, e é também a base para desfrutarmos dos momentos de bem-estar e de não ficarmos assoberbados com preocupações. Enfrentamos os desafios à medida que eles vão surgindo na vida, sem preocupação e ansiedade excessivas.

O que se procura com esses hábitos, é que possas construir condições necessárias para que esse equilíbrio interno seja estabelecido, e que o cultives e mantenhas no teu dia-a-dia.

1. Respirar

Dedica alguns minutos do dia para te dares conta da tua respiração, se ela é lenta, ofegante, superficial ou profunda. Quanto mais a respiração é superficial e contida, maiores são os níveis de stress, ansiedade e medo. Procura desacelerar a tua respiração sempre que te sentires agitado/a. Quando respiras profundamente, com toda a amplitude torácica, mais calmo/a e relaxado/a te sentirás.

2. Muda o teu diálogo interior

Muitas vezes, sem tomarmos consciência fazemos diálogos internos prejudiciais connosco mesmos, como por exemplo os pensamentos que aparecem para nos dizer, “não vais conseguir, vais falhar, ou deves ter medo”. Procura eliminar esses pensamentos negativos, que te desvalorizam ou culpabilizam, substituindo-os por construtivos e positivos.

3.Sorri

Sorrir afeta positivamente o nosso estado de humor. Experimenta sorrir (mais) para os outros, e observa o que isso gera em ti e na reação das outras pessoas. Talvez te surpreendas!

4. Muda a tua perceção sobre a dor

A dor faz parte da vida. Pensar que uma vida feliz é aquela onde não existe dor, é uma ilusão. A dor é uma experiência natural da vida, ela amadurece-nos e é uma das coisas que nos faz evoluir, desde que lhe retiremos uma aprendizagem.

5. Conecta-te com a natureza

Procura fazer fazer caminhadas, incluindo essa pática no teu quotidiano de forma regular. Recarrega-te de energia, e deixa que a natureza te impregne com a sua paz e elimine a ansiedade e desassossego. Expande os sentidos e sente-te parte do Todo, que te irá retribuir com a sua paz e alegria.

6. Vive no presente

Pensar no passado ou no futuro retira-nos do momento presente. As preocupações não resolvem os problemas de amanhã, apenas tiram a paz de hoje.

7. Medita

Quando meditas, conectas-te contigo mesmo/a e com a tua sabedoria interior. Presta atenção aos teus batimentos cardíacos, ao ar que entra e sai pelo nariz, aos pensamentos que passam na tua mente, às tuas emoções. Dares-te conta de ti e do que contigo sucede, é uma forma de meditação, a chamada atenção plena que podes praticar em praticamente qualquer situação. Para meditar, não precisas necessariamente de te sentar em posição de lótus e acender um incenso, embora é importante que a prática de meditação seja um momento especial, um ritual no qual tiras tempo para ti.

8. Desenvolvimento pessoal e transpessoal

Procura observar as diversas áreas da tua vida (trabalho, saúde, família, relacionamento afetivo, espiritualidade, etc) e aquilo que podes querer melhorar em cada uma delas, aspetos de ti que queres superar para cocriares a realidade que desejas, para que te sintas mais em paz e feliz.

Abrir chat
Olá,
no que podemos ajudar?